Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como Adquirir Boa Saúde

Para adquirirmos uma boa Saúde se faz necessário que a pessoa tenha princípios éticos com seu corpo sabendo respeitá-lo.
Quero dizer com isto coma de tudo, mas em quantidade menores para não ficar saturado com as calorias, mas é lógico que será melhor ainda se desenvolvermos alguns cuidados com alimentação administrando a ingestão de proteínas, calorias e carboidratos, pois nosso corpo precisa disto para se manter. Para dar uma continuidade ainda melhor na sua procura para adquirir uma boa Saúde ainda precisamos exercitar a mente com leituras diárias e um bom convívio social também faz parte. E para quem acha que só a pratica diária de exercícios lhe garantiria uma boa Saúde se engana só atividade física sem a complementação dos três pontos mencionados somado a atividade física não lhe trará 100% de garantia de uma boa qualidade de vida no que resultara uma boa saúde. Então para garantir uma boa Saúde tome nota do que é realmente necessário!
• Alimentação essencial para nossa vida ela é o nosso combustível, Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu as cinco medidas mais importantes para uma alimentação segura que são: cuidar da higiene, separar os alimentos crus dos cozidos, cozinharem bem os alimentos, manter os alimentos em temperaturas seguras, e usar água tratada e ingredientes seguros na preparação dos alimentos. Os alimentos fornecem nutrientes que são as substâncias que precisamos para nutrir o organismo, como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água. Cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento. As calorias dos alimentos não devem ser a única referência para a sua decisão de consumi-lo. O valor de fibras, vitaminas e minerais indicam o quão importante ele pode ser para a sua saúde, independente do número de calorias.Esta é uma forma de garantir que toda a energia que consome traz com ela nutrientes que enriquecem o corpo, mantendo assim a forma física e a saúde sempre bem.
• Leituras diárias Numa entrevista recente, a jornalista perguntou a este notável neurocientista que é o professor da UFRGS Ivan Izquierdo qual a melhor forma de manter o cérebro ativo. Ivan Izquierdo foi taxativo: a leitura. Uma opinião compartilhada por praticamente todos que trabalham na área. Exercitar o cérebro não é a mesma coisa que exercitar os músculos; estes nós podemos ver trabalhando e se desenvolvendo. O cérebro está lá dentro do nosso crânio, e é ativado de outras maneiras, entre as quais a leitura tem papel de destaque. O que recomendam os especialistas? Aquilo que o bom senso nos recomendaria. Em primeiro lugar, que a gente leia coisa interessante (convenhamos, por que leríamos coisas que não são interessantes?). Outra recomendação: participar num grupo de discussão de livros - já existem vários por aí. E, finalmente, escrever. Ninguém precisa obrigatoriamente fazer uma carreira de escritor, mas escrever um diário, ou as próprias memórias, ou manter contato com outras pessoas através de e-mails ou cartas (sim, ainda existe quem escreva cartas) é um ótimo estímulo para as nossas células cerebrais.

• Convívio social vivemos numa sociedade imersa em preocupações essencialmente individuais. Na era da informática sofremos com o crescimento do imediatismo em todos os setores da vida humana, na medida em que os homens passam a atuar no mundo de forma meramente utilitária. Buscam prazeres efêmeros e de caráter individual, sem se atentarem para a importância do convívio social e do bem coletivo. É inegável a proliferação de uma concepção de vida que evita o comprometimento em relação ao outro. A rápida absorção por toda a sociedade de valores estritamente econômicos passou a fundamentar condutas que se regem pela idéia do que é mais “lucrativo”. Ao estudarem os fatores que influem na longevidade, pesquisadores chegaram a um dado interessante. A genética é determinante, logo em seguida vem a alimentação. Alimentar-se adequadamente e não fumar conta pontos. O estudo aponta também que desenvolver a espiritualidade ajuda a pessoa avançar nos anos com saúde e boa disposição. E por fim, manter uma vida social ativa, conservando laços estreitos com a família, amigos ou vizinhos contribui para a longevidade. A novidade é que esse último item, que costumava ocupar papel secundário entre os processos que concorrem para a longevidade, agora foi elevado à galeria dos que têm importância decisiva. Médicos e psicólogos têm explicações adicionais para a influência do convívio social na longevidade. Cultivar amigos e ter boas relações familiares nas idades mais avançadas estimula a comer melhor, beber e fumar menos, praticar exercícios e procurar médicos com mais freqüência, e com o comvivio social a o jovem o adulto de melhor idade se sentira mais viva.
• Atividade Física prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, combate a diabete, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40% Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garantam seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal ao dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.
Então de posse dessas pequenas informações Adquiridas aqui não fique parado comece hoje mesmo a buscar uma boa saúde procure um bom livro uma moa laimentação e procure fazer novas amizades e procurar os amigos e logo em seguida procure um profissional de Educação Física para lhe orientar em uma pratica de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário