Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Saúde para melhor qualidade de vida.

PROJETO :
Projeto Executado Na Escola Estadual Pedro Afonso Goldoni - Sanga Puitã / Ponta Porã - MS Série: Ensino Fundamental 6º ao 9º e Ensino Médio 1º ao 3º ano Número de alunos: 180 Professores envolvidos: Professor Multiplicador (NTE) Gessé Afonso Ramos, Professor STE e Prof.Ed. Física José Antunes Colman, Professor Educação Física Hilton Morinigo.
Saúde para melhor qualidade de vida.
A vida do homem está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como emprego, alimentação, moradia, transporte, ensino e saúde assim com as questões relacionadas com a alimentação, moradia e emprego que são a grande preocupação de cada pessoa que tem como a mais importante para sua sobrevivência, é que acabamos negligenciando o bem mais importante para nossa subsistência que é a nossa saúde que se classifica em três tipos de saúde Física, Social e mental. Sobre essa negligencia quase que inconsciente que por muitas das vezes deixamos para o a manhã que acaba se deixando para o depois de amanhã ou para a próxima segunda ou até mesmo para o mês que vem ou até quando aparecer um tempo hábil para se tomar um cuidado especial para com a sua própria saúde e é com esse desleixo quase que inconsciente que acabamos no enfrentamento de algumas doenças silenciosas que também ela acomete até mesmo pela falta de conhecimento grande parte da população brasileira. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta para o crescimento de doenças como depressão, ansiedade, fobia, anorexia, bulimia, Doenças Cardiovascular, Sedentarismo e Gravidez precoce. O que contribui para o crescimento para essas novas doenças é a falta de esclarecimento e conscientização de que a saúde é nosso maior valor e que somente de posse dessa conscientização de que a saúde é o melhor remédio para a prevenção e o combate para as doenças modernas é que surgiu essa idealização de aplicar este projeto na Escola Estadual Pedro Afonso Goldoni, com o intuito de promover entre os alunos a conscientização de como se pode obter boa saúde e como preservá-la afastando também a possibilidade de termos na nossa sociedade a soma de mais pessoas com as doenças do século e outras situações que vá ir contra a saúde de nossa população.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O Projeto envolveu os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e bem como do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, pois o presente projeto abrange vários assuntos a serem levantados e debatidos como: depressão, ansiedade, fobia, anorexia, bulimia Doenças Cardiovascular, sedentarismo. Os Professores regentes da escola envolvida no Projeto, ira distribuir um tema diferenciado para cada ano de acordo com a facilidade dos Alunos absorverem os respectivos assuntos apresentados. Com os temas distribuídos, cada grupo desenvolvera seu projeto sintetizando em cartazes e vídeos, suas descobertas para exposição à comunidade escolar, após terem feito leituras de textos e assistido vídeos. O professor irá promover uma discussão do assunto na qual os alunos terão de anotar suas duvidas a respeito de seu tema. De posse de suas anotações, a turma irá a campo, abordando o tema de como é o trabalho do professor de Educação Física nas academias Fitness e com os profissionais de saúde em sua respectiva secretaria,com registro de fotos e Filmagens a fim de sanar suas eventuais duvidas. Os alunos terão o apoio do núcleo tecnológico educacional (NTE) na edição de slides, vídeos e no software de edição de texto produzido bem como na sua disponibilização de sua sala de estudo e pesquisa para a execução do projeto. O cronograma do projeto terá uma duração de seis semanas desde a elaboração ate a conclusão do Projeto, sendo que na primeira semana será apresentado aos alunos o Projeto e o seu tema a ser discutido, na segunda semana os alunos assistirá um vídeo e fazer uma leitura referente ao tema da turma, na Terceira semana o professor abrira uma discussão sobre o tema que na qual os alunos deveram anotar suas duvidas, já na quarta semana os alunos estará pesquisando em campo como é trabalhado o seu determinado temas na academias e como a secretaria de saúde trata desses assuntos.
Recursos utilizados (tecnológicos ou não)
Data Show, cartazes, celulares e computadores e seus Aplicativos com acesso a internet
Avaliação e Resultados esperados
A Avaliação dar-se-a através com aluno individualmente observado bem como sua participação no coletivo e avaliação geral da sala no comprometimento de suas Atividades desenvolvidas. Espera-s que com este projeto o estudante possa adquirir conhecimentos por ele mesmo construído junto com os seus colegas que o leve a desenvolver hábitos saudáveis bem como valores de saúde.
Referências Teoricos
http://dab.saude.gov.br/ http://dab.saude.gov.br/ http://new.paho.org/bra/ http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&Itemid=232 http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=124 http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=25076 http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarTexto&codConteudo=2034&codModuloArea=301&chamada=Saude-da-Mulher http://www.abcdocorposalutar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário